Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento De CanaL

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Tratamento De Canal.

A área da odontologia que previne e promove a cura de enfermidades na polpa dental (interior do dente). O procedimento é chamado comumente de “tratamento de canal”.

Quando é indicado este tratamento?

A quebra do dente ou quando ele apresenta uma cárie profunda acaba afetando sua polpa, que é a parte viva e repleta de vascularização (terminações nervosas) que fica dentro da raiz. Uma vez danificada, infeccionada ou morta, a polpa precisa ser retirada, senão pode causar dor e desconforto ao paciente.

Após a retirar a polpa, o dentista realiza uma limpeza detalhada, desinfeta o local e preenche o espaço com material especial para que não fique oco e frágil.

Quanto tempo dura o tratamento de canal?

Em geral, de duas a três sessões no dentista são suficientes para reparar um dente que passe pela endodontia. O tratamento hoje em dia é indolor e com a tecnologia atual, o dente não escurece permanecendo com a mesma coloração original.

Entenda o que é endodontia.

Os problemas bucais afetam diversas pessoas em algum momento da vida, seja pela falta de ir ao dentista ou por uma higienização incorreta. Uma das incidências mais comuns é a cárie, que pode provocar sensibilidade, dores, deteriorações e, nos casos avançados, comprometer a polpa e a raiz dos dentes.

Para tratar problemas com cáries é necessário procurar um dentista especializado em endodontia. Este profissional irá fazer uma avaliação completa do quadro e indicar o procedimento mais adequado para resolução do problema.

O que é endodontia?

A endodontia é uma área específica da odontologia que se ocupa de doenças e lesões na polpa e na raiz do dente. Geralmente, costuma-se intitular a endodontia como “tratamento de canal”, nome popularmente conhecido entre os pacientes. Este tratamento remove o tecido mole que se encontra no canal do dente que pode estar inflamado, infectado ou necrosado.

Quando sei que preciso de um tratamento de canal?

Apenas um dentista poderá avaliar a necessidade de um tratamento de canal. Quando a cárie atinge a polpa ou a raiz, o tratamento endodôntico é quase sempre indicada para evitar a perda ou extração do dente. O tratamento é feito em várias etapas, sendo necessárias várias consultas ao dentista para a resolução definitiva do quadro.