Seja Bem-Vindo a Inova Implantes

Atendimento : Seg. a Sex. - 8h às 20h, Sáb. - 8h às 12h
  Contato : (64) 3455-2744 | Plantão 24h (64) 9272-6169

Endodontia

O que é?

Popularmente conhecido como canal, endodontia é o ramo da Odontologia que trata de lesões e doenças do nervo e raiz do dente. O tratamento constitui na remoção da polpa inflamada – tratamento químico e mecânico da parte interna do dente e preenchimento deste espaço por um material obturador. Em muitos casos o dente pode ser conservado, ou seja, evitando a extração total do mesmo. O tratamento ajuda a prevenir infeções graves na saúde bucal. O adiamento ou falta do tratamento pode levar a dores, inchaço, febres, infecções, extração do dente e até mesmo a Bacteriemia (onde é jogado bactérias na corrente sanguínea).

Por que tratar?

Em todos esses anos de profissão, recuperando sorrisos, devolvendo prazeres de comer frutas, carnes, pães e doces, percebemos que um dos tratamentos mais temidos é o tratamento endodôntico ou canal, que é cercado por mitos. Na verdade, o objetivo é o alivio da dor e da infecção, visando a preservação do dente na cavidade bucal.

Cárie em um estágio avançado, pancadas traumáticas, ou até mesmo lesão causada por mais de um procedimento dentário pode causar infecção ou inflamação da polpa. Como resultado da infecção e da inflamação, o paciente sente dores e pode até mesmo surgir um abcesso (acúmulo de pus). Vale lembrar que em alguns casos não há sintomas, por isso é importante a visita regular ao dentista como forma de prevenção.

Como saber se preciso realizar o tratamento? Qual o valor?

Primeiramente é importante o paciente fazer uma avaliação e um diagnóstico com o dentista responsável. É importante lembrar que os valores dependem de exame e análises.