SAIBA O QUE ROER AS UNHAS PODE CAUSAR AOS SEUS DENTES

Saiba O Que Roer As Unhas Pode Causar Aos Seus Dentes.

O hábito de roer unha é muito comum e nada saudável, muitas pessoas sofrem deste problema, engana-se que pensa que apenas crianças sofrem deste mal. Muitos adultos possuem este vício.  Geralmente este mau hábito é atribuído a excesso de ansiedade, estresse e nervosismo. Mas o que aparentemente é algo inofensivo pode causar sérios problemas, desde uma gripe à doenças bucais sérias. Veja alguns dos problemas que o hábito de roer unhas pode gerar a sua saúde bucal:

Desgastes e fraturas nos dentes frontais.

Ao roer as unhas costumeiramente é usado os dentes da frente para morder  e arrancar pequenos pedaços de unha. Mas a repetição do atrito das unhas com os dentes causam desgastes do esmalte dentário e consequentemente, o próprio dente.

Contaminação por bactérias

É muito comum surgir contaminação por bactérias (das mais diversas) na região bucal em pessoas com o hábito de roer as unhas. Isso costuma acontecer porque ao colocar as mãos sujas na boca o que aumenta a probabilidade de contaminação e o surgimento de doenças.

Machucados  na gengiva e nas bochechas

Pequenos pedaços de dente ou mesmo de unha podem entrar em contato com a gengiva ou bochecha. E um dano comum que também tem a origem neste hábito, são pequenos ferimentos ou cortes que acabam ocorrendo com a pele dessas regiões, podendo dar origem a aftas ou a outras feridas que levam a infecções mais perigosas.

Apinhamento e má-oclusão

Ainda por conta da pressão exercida, roer as unhas continuamente pode causar apinhamento dos dentes e má-oclusão (quando as arcadas dentárias não se encaixam de forma perfeita). Isso ocorre principalmente com crianças em fase de desenvolvimento dos dentes. Para corrigir esses problemas, é necessário usar aparelho ortodôntico.

Sensibilidade dentária

A sensibilidade dos dentes também é outro efeito negativo que pode surgir em pessoas com o hábito de roer os dentes.

Ao sofrer perda de esmalte e pequenos danos, é comum surgir.

Identificar os fatores da rotina que podem estimular o transtorno e eliminá-los também é uma sugestão. Normalmente, excesso de atividades, pressão, estresse, medo, ansiedade e angústia são resultados de uma vida atribulada, cheia de conflitos pessoais e profissionais,  que devem ser observados e modificados.

Caso você já sofra com alguma dessas consequências à saúde bucal, não deixe de consultar um dentista.