PROFILAXIA BUCAL

Saiba O Que É Profilaxia Bucal.

A profilaxia bucal é a limpeza dental feita no consultório pelo dentista. Onde alguns instrumentos são utilizados para remoção da placa bacteriana e tártaro, e desta forma impedir que evolua para problemas mais graves.

O ritual de limpeza bucal que inclui usar o fio dental, escovar os dentes todos os dias ajuda a manter o sorriso mais bonito e livre de doenças bucais. Mas também é necessário conciliar esta limpeza feita em casa com a feita no consultório, que é chamada de profilaxia bucal. Este tratamento também previne problemas bucais como cáries, gengivite e a periodontite.

A Profilaxia Ajuda A Preservar A Saúde Bucal?

Manter a completa limpeza bucal traz não só benefícios para o seu sorriso como para a sua saúde como um todo. Na profilaxia o dentista retira o acúmulo de placa entre os dentes e quando feita regularmente a profilaxia previne a instalação de doenças e auxilia na manutenção da saúde bucal.

Se a placa bacteriana e o tártaro não forem removidos podem causar diversos problemas. Podendo estar associada também a alguns sinais e sintomas como o mau hálito (halitose), sensibilidade dentária, quadros dolorosos ou de sangramento da gengiva, entre outros. Estas doenças podem evoluir e originar em diversas complicações mais ou menos graves dependendo do caso. Este quadro pode ser facilmente evitado através da profilaxia.

Como É Realizada A Profilaxia?

Antes de iniciar o tratamento, é feita uma avaliação clínica. Após esta avaliação o dentista irá indicar a necessidade ou não da profilaxia. Inicialmente é utilizado um aparelho de ultrassom, ele produz vibrações, que em contato com o tártaro, consegue desfragmentá-lo, separando-o dos dentes. Esta remoção de tártaro com ultrassom não causa danos para o esmalte dentário e nem para a gengiva. A profilaxia também é complementada com polimento dentário, que além de polir o esmalte dentário, remove as machas de pigmentação.

A Profilaxia Dói?

Normalmente a profilaxia não causa dor ou desconforto para o paciente.  Contudo, em alguns casos pode ocorrer algum desconforto ou dor, mas apenas em pacientes que apresentam sensibilidade dentária, gengiva sensível por inflamação ou doença periodontal, como gengivite e periodontite. Nestes casos torna-se aconselhável proceder à anestesia prévia, pelo menos das zonas mais críticas.

Quanto Tempo Demora A Profilaxia?

Em casos considerados “normais”, uma profilaxia completa possui a duração aproximada de 20 a 30 minutos.

No entanto, o tempo de uma profilaxia pode variar em função da quantidade de tártaro que o paciente apresenta, assim como em alguns casos de sensibilidade dental, este procedimento pode demorar mais um pouco.

A frequência aconselhada para a profilaxia é de duas vezes por ano, ou seja, de 6 em 6 meses. Salvo algum caso específico em que o dentista possa indicar o retorno em um menor período de tempo.

Quais Cuidados Após A Profilaxia?

Após algumas horas é necessário que não se coma nada. Alimentos de uma forma geral devem ser evitados após a profilaxia, principalmente balas, refrigerantes e alimentos ricos em carboidratos. O tempo de espera recomendado é de no mínimo meia hora, mas se puder evitar se alimentar por um período maior os resultados serão melhores.

Além de claro, praticar uma correta higiene bucal, usar uma quantidade ideal de creme dental, ter uma alimentação saudável, evitando o consumo de alimentos doces, ácidos e industrializados, e fugir dos maus hábitos, como o fumo.

Por isso a necessidade de se fazer uma visita periódica ao dentista pelo menos duas vezes ao ano, para que esta e outras necessidades sejam detectadas logo no início, tornando assim o tratamento mais fácil.