saiba 8 dicas para manter o sorriso saudável

Saiba 8 Dicas Para Manter O Sorriso Saudável

Cuidar da saúde bucal é essencial para um sorriso bonito e saudável. Mas para manter a boa higiene bucal é necessário mais que escova de dentes, creme dental e fio. Alguns hábitos podem prejudicar a saúde bucal por isso é necessário prestar atenção a estes cuidados, para manter seu sorriso sempre saudável.

Parar de fumar:

O habito de fumar aumenta em  três vezes as chances de desenvolver doença periodontal. Além disso, a recuperação não é tão boa após o tratamento quanto os não fumantes, então, para manter sua saúde bucal em dia o melhor é parar com este hábito.

Diminua o refrigerante:

Mesmo sem açúcar, o refrigerante pode prejudicar os dentes, principalmente os compostos à base de cola, já que possuem alto teor de ácido, que enfraquece o esmalte dentário.

Ranger ou apertar os dentes :

Este hábito pode desgastar excessivamente os dentes  e até mesmo rachar ou lascar os dentes. Se você tem alguns destes sintomas, procure o dentista o quanto antes para sanar este problema.

Capriche na escovação antes de dormir:

Durante o sono a temperatura da boca aumenta, a produção da saliva diminui e as bactérias encontram um ambiente ótimo para se proliferarem, por isso não durma sem escovar os dentes e capriche na escovação. Seus dentes irão agradecer.

Bom hálito:

O mau hálito pode surgir com dietas de baixo consumo de carboidratos. Deve-se evitar, também, alimentos e bebidas ácidas (refrigerantes, cebola, mostarda) ou com conservantes, e jejum prolongado, além claro, de manter a higiene bucal em dia.

Beijar faz bem:

Além do bem estar provocado pelo beijo, ele também ajuda a manter seu sorriso mais bonito, quando você beija, as glândulas salivares que ficam embaixo da língua e nas bochechas aumentam o estímulo de salivação. A saliva — que contém água, proteínas e sais minerais — combate a formação de placa bacteriana.

Leite no café:

Você sabia que ao adicionar leite à xícara de café, você diminui a concentração das substâncias que mancham os dentes? O que viria com 100% de força, agora chega com 90%, 80%, 70%. Logo, quanto mais clarinha a mistura, melhor. Experimente esta proporção: um terço de leite para dois de café.

Mascar chiclete:

O ato de mascar chiclete ajuda na saúde bucal, mas prefira as versões sem açúcar, assim as bactérias da boca não são estimuladas. De certa forma, o chiclete ajuda a higienizar a boca, porque estimula a salivação. Só fique atento àqueles que prometem clarear o sorriso, pois o resultado é praticamente nulo.