Seja Bem-Vindo a Inova Implantes

Atendimento : Seg. a Sex. - 8h às 20h, Sáb. - 8h às 12h
  Contato : (64) 3455-2744 | Plantão 24h (64) 9272-6169

inova 1

O Que Fazer Após Um Traumatismo No Dente De Leite?

As várias etapas do crescimento da criança é sempre um motivo de comemoração para os pais e para todos aqueles que acompanham o seu desenvolvimento mais de perto. Afinal, é entusiasmante  essas pequenas conquistas no dia a dia do universo infantil.

Acontece que, esse progresso ao longo de cada etapa do crescimento exige cuidados por parte dos pais. No caso de aprender a andar, é comum que crianças entre 1 e 3 aninhos de idade se desequilibrem ou saiam correndo algumas vezes pela casa, ou até mesmo durante alguma brincadeira pode ocorrer  acidentes que resultam em traumatismo dentário.

O traumatismo dentário é como o próprio nome sugere, o trauma causado aos dentes, gengivas, lábios ou pele ao redor da cavidade bucal quando a criança cai e bate com a boca. Com o impacto, o dente pode acabar amolecendo, quebrar-se, alterar a posição do dente ou sair por inteiro. Então, o que fazer nesta situação?

SE O DENTE QUEBRAR

Se o dente quebrar você pode guardar o pedacinho do dente num copo com água, soro fisiológico ou leite para que o dentista veja se é possível restaurar o dente colando o próprio pedacinho quebrado ou com resina composta, melhorando a aparência da criança.

Se o dente quebrar somente na pontinha, geralmente não é preciso realizar nenhum tratamento mais específico e aplicar flúor pode ser suficiente. No entanto, quando o dente quebra pelo meio ou quando não sobra quase nada do dente, o dentista poderá optar pela restauração ou retirada do dente através de uma pequena cirurgia, principalmente se a raiz do dente for afetada.

SE O DENTE FICAR MOLE

Após um trauma direto na boca, o dente pode ficar maleável e a gengiva pode ficar avermelhada, inchada ou com pus, o que pode indicar que a raiz foi afetada, podendo até mesmo infeccionar, podendo ser necessário retirar o dente através de uma cirurgia dentária.

SE O DENTE FICAR TORTO

Se o dente ficar torto, fora da sua posição normal, deve-se levar a criança ao dentista para que ele possa avaliar. Quanto mais cedo o dente voltar à sua posição normal, maiores serão as chances do dente ser completamente recuperado. O dentista poderá colocar um fio de contenção para que o dente se recupere, mas se o dente doer e se tiver alguma mobilidade, existe a possibilidade de fratura, sendo preciso retirar o dente.

SE O DENTE VOLTAR A ENTRAR NA GENGIVA

Se após o traumatismo o dente voltar a entrar na gengiva é necessário ir ao dentista imediatamente porque pode ser preciso fazer um raio-x para avaliar se o osso, a raiz do dente ou mesmo o germe do dente permanente foram afetados. O dentista poderá retirar o dente ou esperar que ele volte a sua posição normal sozinho, dependendo da quantidade de dente que entrou na gengiva.

SE O DENTE CAIR

Se o dente de deite cair antes pode ser preciso realizar um raio-x para observar se o germe do dente permanente encontra-se na gengiva, o que indica que o dente irá nascer em breve. Normalmente não é preciso realizar nenhum tratamento específico e basta esperar o crescimento do dente permanente. Mas se o dente definitivo demorar muito para nascer,  veja o que fazer em: quando o dente de leite cai e não nasce outro. Se o dentista achar necessário poderá suturar para facilitar a recuperação da gengiva.

Em caso de queda do dente de leite após um traumatismo não se deve colocar um implante, porque ele pode prejudicar o desenvolvimento do dente permanente. O implante só seria uma opção, se a criança não apresentar dente permanente.

SE O DENTE FICAR ESCURO

Se o dente mudar de cor e ficar mais escuro que os outros, isso pode indicar que a polpa foi afetada depois do traumatismo no dente e pode até ser o indicio de que a raiz do dente morreu e que é preciso fazer a sua retirada através de uma cirurgia.

Um trauma dentário precisa ser avaliado logo após o seu acontecimento, com retorno ao dentista a cada 3 meses durante um ano, para que o dentista possa avaliar se o dente permanente está nascendo saudável ou se necessita de algum tratamento.

SINAIS DE ALERTA PARA VOLTAR AO DENTISTA

O principal sinal de alerta para voltar ao dentista é a dor de dente, caso a criança reclame de dor quando o dente permanente está nascendo, é importante marcar uma consulta.

Para maiores informações deixe seu e-mail e mandaremos um e-book. 

2 Comentários
  1. Responder
    Fabiane bispo dos santos

    O dente do meu filho quebrou e foi feito uma restauração e agora quebrou d novo mas a dentista dele falou q não pode fazer mas nada é possível fazer alguma coisa ainda….

    • Responder
      Inova Implantes Atendimento

      Boa tarde Fabiane, tudo bom?

      Compreendo, este tipo de trabalho é extremamente individual. Na maioria das profissões isto mudou, mas na odontologia continuamos com um trabalho “artesanal”. Não no sentido de ultrapassado, visto que hoje as técnicas, materiais e equipamentos são muito modernos e avançados, e sim no entendimento que é planejado e feito EXCLUSIVAMENTE para uma pessoa.

      É diferente de roupas, por exemplo, que é produzido alguns tamanhos e servem para milhões de pessoas. Entende?

      Ou seja, é necessário uma avaliação clínica e um planejamento de cada caso. Nós não cobramos pela avaliação, e independente de um caso específico a avaliação periódica é muito importante e evita sérios problemas de saúde e estética.

      Se facilitar você pode nos enviar um WhatsApp para 64 64 9217-8100, é bem rapidinho. Ou ligar no 64 3455-2744 assim nossas secretárias irão agendar um horário especial para você e seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *