ENTENDA O QUE É A RETRAÇÃO GENGIVAL E COMO ELA PODE SER PREVENIDA

Entenda O Que É A Retração Gengival E Como Ela Pode Ser Prevenida

Quando a gengiva se desloca se afastando e expondo a raiz do dente este processo é conhecido como retração gengival,  ela é uma das causas da sensibilidade no dentes devido à exposição da raiz do dente.

Existem vários motivos que levam a este problema, e ele pode ocorrer em apenas um dente ou em vários ao mesmo tempo.

O QUE CAUSA A RETRAÇÃO GENGIVAL?

As principais causas da retração gengival são as seguintes:

• Doenças periodontais, que se iniciam com a Inflamação da gengiva, que é o resultado de uma higiene oral deficiente. A gengivite ocorre principalmente devido à presença de placa bacteriana e consequente formação de tártaro. Se não tratada tende a evoluir para a periodontite, implicando em retração gengival e consequentemente perda dos dentes;
  • Trauma oclusal – (acontece geralmente devido ao mau posicionamento);
  • Alterações hormonais acentuadas que podem ocorrer na gravidez ou na menopausa;
  • Uso de Piercing na língua ou nos lábios, pois o atrito do metal na gengiva pode provocar um trauma inflamatório que pode implicar uma consequente retração gengival;
  • Fumar;
  • Idade – Com o passar dos anos existe uma propensão natural para retração gengival;

Em alguns casos, as causas da retração gengival podem não ser fáceis de identificar. São conhecidos relatos de ocorrências de retração gengival, incluindo em crianças, sem qualquer causa aparente, e em bocas perfeitamente saudáveis. Ainda que tenhamos uma boca saudável e bons hábitos de higiene bucal, podemos mesmo assim, vir a sofrer de retração gengival.

COMO PREVENIR?

É muito importante estar sempre atento aos primeiros sinais de que a retração gengival está acontecendo. Ao perceber qualquer exposição da dentina, procure imediatamente um dentista. Como na maioria dos problemas de saúde bucal, a principal forma de combater a retração é a prevenção para que ela nunca aconteça. Isso deve ser feito, principalmente, através da escovação correta, tendo bons hábitos de higienização, usando corretamente o fio dental e visitando um dentista periodicamente, um descuido pode acabar comprometendo  para sempre a arcada dentária.

CONSEQUÊNCIAS DA RETRAÇÃO GENGIVAL

A retração pode causar mau hálito, dor nos dentes, sangramentos na gengiva no momento da escovação e sensibilidade excessiva na região. O problema pode também provocar perda óssea ao redor do dente afetado e, ainda, caso seja ignorado, pode alcançar proporções maiores e ocasionar cada vez mais perda gengival.

TRATAMENTOS

È necessário que o dentista avalie cada caso, mas o principal tratamento é para evitar que a retração gengival  evolua. Para isso o primeiro passo é uma reeducação na forma de higienização, com disciplina na higiene bucal como também o uso de escova de ceradas macias, como também a alteração da força empenhada durante a escovação.

Em alguns casos é necessário intervenção cirúrgica caso a dentina já esteja exposta , em outros casos apenas restaurações para ajustes e alinhamento dos dentes. Mas como cada caso é único, é necessária uma avaliação para que o dentista avalie qual o melhor procedimento para seu caso.

Agora que você já sabe o que é retração gengival e qual sua principal causa e formas de tratamento, através de uma correta escovação, escolhendo uma escova de cerdas macias, assim como também manter os cuidados com sua saúde bucal, busque sempre ir ao dentista de 6 em 6 meses para a correta avaliação de sua saúde bucal.