72250374-e1430173863480

Disfunção Temporomandibular (DTM)

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e
estruturas de suporte dentário.

Sinais e Sintomas

Existem muitos sintomas da DTM. Muitas vezes é difícil saber com certeza se você tem DTM, porque esses sintomas também podem estar presentes em outras condições. O seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico adequado analisando o seu histórico completo ou anamnese, realizando um exame clínico e por meio de radiografias adequadas.

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:

• Dor facial
  • Dor mandibular
  • Dor no pescoço, ombro e/ou costas.
  • Dor nas articulações ou face, ao abrir ou fechar a boca
    (bocejar ou mastigar)
  • Enxaquecas (tipo tensão)
  • Inchaço ao lado da boca e/ou da face
  • Mordida que sente incômoda, “fora de lugar” ou como se estivesse mudando continuamente.
  • abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca confortavelmente
  • Desvio da mandíbula para um lado
  • Travamento ao abrir ou fechar a boca
  • Ruídos articulares e dor de ouvido
  • Surdez momentânea
  • Vertigem ou zumbido
  • Ouvido tampado
  • Perturbações visuais

Causas

Muitas vezes, a DTM surge a partir de problemas nos músculos da mandíbula ou na própria articulação. Se sua mandíbula estiver estalando ou até mesmo travando de vez em quando, é importante consultar um dentista a fim de determinar suas causas.

Diagnóstico

Para diagnosticar corretamente a DTM, o seu dentista irá realizar uma avaliação completa e poderá solicitar radiografias panorâmicas para avaliar a ATM verificar a sua oclusão. Ele poderá examinar os músculos e tecidos da cabeça e pescoço à procura de sinais de inflamação. Certos exercícios e movimentos podem estar envolvidos e você poderá ser encaminhado a um cirurgião bucal maxilo-facial para posterior avaliação e diagnóstico.

Tratamento

Embora não haja cura única para a DTM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir consideravelmente os sintomas.

• Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular por meio de calor ou através de medicamentos, tais como relaxantes musculares, aspirina, analgésicos ou anti-inflamatórios.
  • Produzir uma placa para tratar bruxismo, caso você tenha esse hábito de ranger ou apertar os dentes.
  • Aplicar técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula para combater o estresse
  • A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) utiliza correntes elétricas de baixa tensão para relaxar os músculos faciais e articulações, além de proporcionar alívio da dor.
  • Seu dentista poderá prescrever medicamentos anti-inflamatórios não-asteroidais para aliviar a dor e o inchaço.

Para maiores informações deixe seu e-mail e enviaremos nosso e-book !