Seja Bem-Vindo a Inova Implantes

Atendimento : Seg. a Sex. - 8h às 20h, Sáb. - 8h às 12h
  Contato : (64) 3455-2744 | Plantão 24h (64) 9272-6169

Cópia de EBOOK NEW

Apenas 5 Passos Para Manter Os Dentes Saudáveis Na Velhice

Nunca é tarde para cuidar da saúde bucal. Os idosos ainda sofrem com as consequências de uma  vida de negligência com os dentes. Mas em apenas cinco passos, é possível ter uma relação saudável com sua boca na terceira idade.

Sempre faça autoexame:

Na terceira idade o risco de surgirem lesões é bem maior, geralmente em decorrência do uso de próteses mal adaptadas ou de algum outro fator como o consumo de cigarros ou bebidas alcoólicas. O autoexame é bem simples de ser  realizado. Na frente do espelho, em um lugar bem iluminado, procure por lesões na gengiva, língua, bochechas, língua e céu da boca. Mas atenção, se encontrar qualquer alteração procure imediatamente um dentista. Quando diagnosticadas no começo, essas lesões podem ser tratadas sem grandes transtornos.

Cuide da salivação:

A xerostomia, que é a diminuição da quantidade de saliva, que causa a “boca seca” é comum em quem toma muitos medicamentos, como os antidepressivos ou faz uso de bebidas alcoólicas e cigarros. Quando a medicação não puder ser substituída, há meios para estimular a salivação, como a goma de mascar e frutas cítricas. E em casos mais graves a indicação de tratamento com saliva artificial pode ser a solução.

Redobre a higiene bucal:

Na velhice algumas alterações bucais podem comprometer a higienização e consequentemente facilitar o aparecimento de problemas nos dentes e gengivas. Alguns dos principais problemas que atingem a gengiva que pode gerar retrações o que faz com que os dentes pareçam mais longos. Esse processo acaba expondo a raiz do dente, o que aumenta o risco “cárie de raiz”, que além de destruir o dente, pode causar hipersensibilidade da dentina e outros problemas mais graves. A dica é realizar a higiene bucal de forma correta ao menos três vezes ao dia e manter hábitos alimentares saudáveis.

Cuide bem das próteses:

Perder os dentes não deveria ser comum na terceira idade.  Mas devido a uma má higiene bucal durante toda a vida, infelizmente, acaba potencializando a perda de dentes. Com a perda de dentes nessa fase da vida é comum o uso de próteses, geralmente totais, mais conhecidas como dentaduras. A higienização delas é fundamental, elas devem ser higienizadas após cada refeição. A prótese deve ser segurada firmemente para evitar que caia e quebre. O ideal é usar uma escova para prótese e um sabão neutro para remover resíduos de alimentos. Enxague abundantemente com água corrente. Também é recomendado colocar a prótese ao menos  duas vezes por semana, durante 30 minutos em uma  solução com 100 ml de água e uma colher de chá de água sanitária ou fazer uso de comprimidos efervescentes comercializados em farmácias.

Visite o dentista:

Por fim como em qualquer outra fase da vida visite seu dentista de forma periódica, ao menos a cada seis meses. Desta forma será possível fazer uma avaliação mais específica, fazer uma profilaxia ( que é uma limpeza nos dental )  e se necessário  refazer as próteses dentárias.

Para maiores informações deixe seu e-mail e mandaremos um e-book. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *