Seja Bem-Vindo a Inova Implantes

Atendimento : Seg. a Sex. - 8h às 20h, Sáb. - 8h às 12h
  Contato : (64) 3455-2744 | Plantão 24h (64) 9272-6169

INOVAIMPLANTEs

6 Dicas Para Incentivar As Crianças A Escovar Os Dentes

Fazer as crianças escovarem os dentes não é nada fácil, e tornar isso um hábito na vida delas é uma tarefa que exige muita paciência. A partir dos dois anos é que são criados os costumes que durarão por toda a vida, por isso os pais precisam insistir na tarefa e não se deixar vencer por uma birra ou um choro.

Com um pouco de insistência e criatividade, a dificuldade pode ser superada e se transformar em um momento de diversão para os pequenos. O ideal é visitar um Odontopediatra que irá indicar a escova adequada para o seu filho e também a pasta de dente correta. Quanto antes houver o contato com a higiene bucal, melhor será para a criança adquirir o hábito da escovação. Isso pode ser feito antes mesmo de os primeiros dentinhos nascerem, com uma gaze ou a ponta de uma fralda umedecida em soro ou água filtrada. A introdução da higienização bucal no dia a dia da criança deve ser feita de forma divertida. É importante a criança manusear a escova, mesmo não tendo coordenação motora suficiente para a escovação, que deve ser feita pelos pais. Uma boa dica é comprar uma escova para a criança e uma para o adulto fazer a escovação de modo eficaz. Isso porque, nessa fase, é natural morder a escova e as cerdas abrirem e, assim, não será preciso comprar novas escovas o tempo todo.

A seguir 6 dicas para incentivar as crianças a escovar os dentes.

1. Dê o exemplo:

Os pais são espelhos para os filhos. Escove o dente em família. Crie um momento descontraído, vale a criança escovar os dentes dos pais e vice-versa, o importante é demonstrar prazer pela escovação. Na hora do banho dá para mostrar que a escova vai ajudar a dar um banho nos dentes e deixar a boca cheirosa também.

2. Ensine de forma lúdica:

Lançar mão de ferramentas lúdicas sempre ajuda. Livros e vídeos educativos, histórias, desenhos e músicas funcionam como um grande estímulo. Use a tecnologia a seu favor, hoje temos muitos aplicativos para celulares e tablets voltados especialmente para ensinar o hábito da escovação. Uma sugestão é comprar fantasias, máscaras ou escovas coloridas para incentivar as crianças, algo como uma “operação contra a cárie” ou um super-herói que luta pela saúde bucal.

3. Crie uma rotina:

Como em um ritual, sempre após as refeições, antes de dormir e ao se levantar, as crianças devem escovar os dentes. Ele vai ficar muito mais tranquilo se perceber que diariamente, à mesma hora, aconteçam as mesmas coisas. Mantenha a rotina todos os dias, até quando não estiver em casa, pois isso vai ajudar a criança assimilar os hábitos. Explique de forma carinhosa que é preciso fazer a higienização bucal e de como ela deve ser caprichada como o banho. Incentive oferecendo atenção nessa hora. E não se esqueça de também orientar a babá, vovó ou outras pessoas que façam parte da rotina da criança a respeito da importância da frequência de escovação, que dever ser feita, pelo menos, três vezes ao dia.

4. Prepare o ambiente:

Não tem nada mais agradável para a criança do que encontrar um espaço preparado para ela e que transmita confiança e segurança. Além disso, se a criança não gostar de escovar os dentes, tudo o que puder fazer para eliminar as barreiras será bem-vindo. Colocar a criança em pé no vaso sanitário para alcançar a pia pode não ser uma boa ideia. Há casos em que a criança não queria escovar os dentes porque tinha medo de cair ou já havia se machucado tentando alcançar a torneira. Não estamos falando para você construir um novo banheiro, mas apenas para oferecer condições adequadas: em vez de colocar o seu filho em cima do vaso sanitário, ofereça um banquinho firme. Isso já vai ser o suficiente para não correr riscos de traumatizar seu filho. Outra opção é usar um copinho com água para a criança poder enxaguar a boca em vez de se esticar na pia para alcançar torneira. Uma boa dica é colocar a criança sentada no cadeirão de alimentação. Dessa forma a criança fica estável, sem riscos de quedas.

5. Elogie e recompense:

Sempre que as crianças acabarem de escovar os dentes, faça você uma espécie de inspeção para conferir se os dentinhos foram bem escovados. Se estiverem bem limpinhos, elogie e ofereça recompensas, caso contrário, ofereça-se para ajudar, mas jamais critique ou esbraveje para não assustar a criança, pois isso pode colocar tudo a perder.

6. Não estimule os medos.

A antiga história de que a cárie é um monstro que vive dentro da boca de quem não escova os dentes pode causar traumas, então tenha cuidado ao fazer essa alusão ou deixe bem claro que a escova de dente é muito mais poderosa que a cárie. Da mesma forma, faça o que for possível e necessário para que o seu filho encare a figura do dentista como um amigo, pois se ele começar a ter medo desse profissional, você pode ter dores de cabeça no futuro.

Para maiores informações deixe seu e-mail e mandaremos um e-book. 

4 Comentários
  1. Responder
    Isislaira10@bol.com.br

    Olá gostaria de receber o ebook com dicas de escovação

    • Responder
      Inova Implantes Atendimento

      Olá.. tudo bom? Que bom que deseja saber mais dicas de escovação!! Estamos enviando seu e-book…

  2. Responder
    melissa guimaraes crepaldi

    preciso do e book
    obrigada

    • Responder
      Inova Implantes Atendimento

      Bom dia Melissa, tudo bom? Estamos muito felizes em seu interesse em nosso e-book… Estaremos enviando o mais breve possível!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *