Seja Bem-Vindo a Inova Implantes

Atendimento : Seg. a Sex. - 8h às 20h, Sáb. - 8h às 12h
  Contato : (64) 3455-2744 | Plantão 24h (64) 9272-6169

4 Dicas Para Higiene Do Seu Aparelho Ortodôntico

4 Dicas Para Higiene Do Seu Aparelho Ortodôntico.

Quem sonha com os dentes alinhados e aquele sorriso dos sonhos e faz tratamento ortodôntico, sabe bem os desafios de ter este sonho realizado. Pois, para atingir esse objetivo, é necessário se preocupar com a higienização bucal correta.

O aparelho ortodôntico fixo é composto por várias peças incluindo arcos e bráquetes, onde podem ficar acumulados

restos de alimento caso a limpeza não seja bem feira. A falta de higienização correta pode cooperar para o aparecimento de tártaro e cáries.

É necessário redobrar a atenção com a limpeza dental, siga nossas 4 dicas para ajudar a manter seu sorriso saudável.

  1. Não tenha pressa na escovação

Como diz o ditado “a pressa é inimiga da perfeição” principalmente em se tratando de higienização do aparelho ortodôntico. Então nada de escovar os seus dentes correndo! Este é um momento que exige paciência, é possível manter o aparelho bem limpinho e não prejudicar a saúde dos dentes durante o tratamento ortodôntico, mas isso demanda tempo e cuidados específicos.

Antes de começar o processo, retire os elásticos intermaxilares e qualquer outra parte removível do aparelho e prepare todo o material que você vai precisar.

Utilize uma escova de dente com cerdas macias e faça movimentos suaves para não machucar a gengiva. Se preferir, utilize escovas próprias para aparelhos, como as escovas ortodônticas (que se ajustam aos bráquetes), e as interdentais, que têm cerdas cilíndricas e são ideais para limpar os espaços entre os dentes.

Realize a escovação sempre após as refeições, incluindo os pequenos lanches e, principalmente, antes de dormir.

  1. Passe fio dental pelo menos uma vez ao dia

Algumas pessoas tem preguiça de passar o fio dental e acaba não realizando essa etapa tão importante da rotina de higiene bucal. O fio dental é um grande aliado para quem usa aparelho ortodôntico, ele vai fazer uma verdadeira varredura, retirando restos de alimentos de locais mais difíceis.

É importante passar o fio dental em todas as escovações, mas, caso não seja possível, tente pelo menos usá-lo uma vez ao dia (de preferência, antes de dormir).

Mas o trabalho pode ficar mais fácil com o uso do passa fio, uma espécie de agulha plástica, que vai guiar o fio entre os dentes e partes do aparelho.

  1. Faça a limpeza no dentista com frequência

Sabe aquela limpeza realizada pelo dentista? Ela é muito importante para quem usa aparelho ortodôntico, como também para quem não usa aparelho. Essa limpeza profissional é mais caprichada do que a escovação diária, alcançando locais mais escondidos e ajudando a remover toda a placa bacteriana dos dentes.

Por isso, a dica é realizar a profilaxia a cada seis meses e, assim, garantir uma boca totalmente limpa.

  1. Evite alguns alimentos

Quem faz tratamento ortodôntico é necessário evitar alimentos muito grudentos como chicletes, balas de goma, ou  que soltam fiapos como manga, abacaxi ou muito duros como amendoim e torresmo.

Além de aderir com mais facilidade às peças do aparelho e entre os dentes, esses alimentos podem danificar o aparelho fixo.

Gostou das nossas dicas para a higiene do aparelho ortodôntico? Caso tenha dúvidas ou sonha em fazer o tratamento de alinhamento dos dentes, entre em contato conosco, será um prazer ajudar a realizar este sonho.

Para maiores informações deixe seu e-mail e mandaremos um e-book. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *